Como pode algumas pessoas fazer coisas más e não ficar perturbadas por causa delas? A resposta poderia ser; eles têm uma má consciência.
Má Consciência: O Que É, Causas E Evidências
Texto: Hebreus 10:22
Introdução: Algumas pessoas podem mentir e nunca perder o sono. Elas podem roubar e fazer outras coisas, e parece que isso nunca as perturba. Como pode algumas pessoas fazer coisas más e não ficar perturbadas por causa delas? A resposta poderia ser; eles têm uma má consciência.

Leia: Hebreus 10:22 “cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa”

O escritor de Hebreus usa um simbolismo do Antigo Testamento para transmitir uma verdade do Novo Testamento. Quando o sacerdote estava ministrando no tabernáculo, ele tinha que lavar as mãos e os pés na pia para que ele não contaminasse o tabernáculo. Você e eu, quando cultuamos ao Senhor, devemos ter certeza de que somos lavados também, não exteriormente, mas interiormente. "Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo" (Salmo 51:6a). Esta noite, eu quero pregar sobre a "má consciência".

I. O que é má consciência?

A. É o oposto de uma boa consciência.
1. Esta parece ser uma resposta simples, mas é verdade.
2. Uma boa consciência é aquela que é eficaz: ela nos convence quando fazemos algo de errado e nos incentiva quando fazemos algo correto.
3. Uma má consciência incentiva a pessoa também, quando ele faz algo errado!
B. Nota: Isaías 5:20
1. "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo!”
2. Essa é uma excelente descrição de uma pessoa com má consciência!
3. Então, a má consciência é aquela que substitui o que certo pelo que é errado.
4. O padrão pelo qual ela julga está com defeito e o resultado é uma consciência que não funciona da maneira que Deus planejou para que ele funcionasse.

II. Causas da má consciência.

A. Um conceito inadequado de Deus e do pecado.
1. A pessoa não leva muito a sério a Palavra de Deus, especialmente aquela parte que condena a atividade pecaminosa;
2. O que resulta neles não levar a sério o pecado.
3. Quando uma pessoa começa a pensar de forma inadequada a respeito de Deus e do pecado... é um pequeno passo para um comportamento impróprio e pecaminoso.
B. Existem outros termos para descrever isso. Tito 1:15, "Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro; antes tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas"
1. A consciência está contaminada por causa de uma mente poluída. 1 Timóteo 4:2, "pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada"
2. Como resultado do pecado continuo, a consciência contaminada se torna "cauterizada" e insensível ao pecado.
3. Quando a pele é queimada, desenvolve-se uma área calejada de tecido cicatricial, e essa área perde a sua sensibilidade.

III. Evidências da má consciência.

A. Brincar com o pecado e não levar o pecado a sério.
B. A falta de confissão e o arrependimento superficial que é realmente apenas desculpas para seus pecados.
C. Medir tamanho de pecado... alguém pode dizer: "Bem, eu nunca cometi um GRANDE pecado!"
D. Discutir com a Verdade.
1. Alguns inclusive fazem mau uso da Bíblia para apoiar o seu pecado!
2. Às vezes, até mesmo cristão professos fazem isso.

Conclusão: A única esperança para a má consciência é o sangue de Cristo. Nós sempre podemos ir ao Senhor e ter nossos corações limpos. Nós devemos primeiro confessar honestamente diante de Deus e demonstrar uma atitude de verdadeiro arrependimento.

Hebreus 9:14: "quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?”

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Axact

Esboço de Sermão

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Postar um comentário:

1 comentários:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!