Eu Sou O Bom Pastor

SHARE:

O bom pastor cuida das ovelhas 1) advertindo-as sobre os perigos para o rebanho, 2) guardando a entrada e saída do aprisco, e 3), entregando a sua vida pelas ovelhas.

Eu Sou O Bom Pastor
Assunto: Jesus
Título: "Eu sou o Bom Pastor"
Proposição: O bom pastor cuida das ovelhas 1) advertindo-as sobre os perigos para o rebanho, 2) guardando a entrada e saída do aprisco, e 3), entregando a sua vida pelas ovelhas.
Objetivos: Cada ouvinte deve ser capaz de indicar como o Bom Pastor adverte sobre os perigos relativos ao rebanho, guarda a entrada e saída do aprisco e dá a sua vida pelas ovelhas.
Alvo: Enfatizar nossa necessidade constante de estar vigilantes contra o inimigo, seguindo o Bom Pastor.
Introdução:
1. Leia: João 10:11-14 "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem"
2. Sobre o Texto:
a. O confronto entre Jesus e judaísmo rabínico continuava crescendo.
b. No capítulo 9, Jesus curou um cego que foi levado perante os governantes judeus.
c. Este homem raciocinou corretamente sobre as obras que Jesus fez e chegou à conclusão de que Jesus era o Filho de Deus.
d. Isso enfureceu ainda mais os fariseus.
e. O ensinamento de Jesus no capítulo 10 é o último discurso público que João registrou.
f. Em uma bela analogia, aprendemos sobre a relação entre Jesus e seu rebanho.
g. A principal preocupação na passagem, no entanto, é alertar seus discípulos de possíveis ameaças à salvação deles.
h. Muitos poderiam tirar a salvação deles, mas apenas um que poderia fornece-la.
3. Nossa série
a. Esta é a terceira em nossa série de estudos sobre o grande "Eu sou" do livro de João.
b. Nós observamos "o pão da vida", e "a luz do mundo"
c. Estas declarações são de natureza exclusiva. "Eu sou" significa que Jesus é o único que pode prove a salvação.
O pastor se preocupa com as ovelhas...

I. Advertindo-as a respeito de perigos para o rebanho.

1. Existe o perigo do ladrão / assaltante / estranho. (V. 1, 5, 8, 10).
a. Ele é o único que está fora do rebanho e rouba o rebanho para seu próprio benefício.
b. Isto é exatamente o que os fariseus estavam tentando fazer. Jesus disse uma vez para eles, "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós" (Mateus 23:15).
c. Os fariseus estavam mais preocupados com a construção da própria do que eles estavam mostrando preocupação genuína com os discípulos.
d. Existe ladrões e salteadores que usurpa o povo de Deus hoje.
e. Paulo escreve a respeito deles: "Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro". (1 Timóteo 6:3-5).
f. Como conhecemos as pessoas que pensam que a piedade é fonte de lucro? Pelos seus frutos. Mateus 7:20.
2. Existe o perigo do mercenário (vs. 11-12).
a. Ele é aquele que tende ao rebanho para seu próprio benefício.
b. É aquele que se contenta com apenas alimentar, mas não defende.
c. Quando o perigo vem, ele não consegue dar o aviso apropriado porque ele foge.
d. É o homem que ganha a confiança do rebanho, mas vira as costas para eles e foge quando o perigo vem.
e. Nós encontramos uma descrição deste em Ezequiel 34:1-6.
f. É aquele que não consegue pregar todo o conselho de Deus (Atos 20:27).
g. Eles são os atalaias dos quais Ezequiel fala que deixam de alertar sobre a vinda do inimigo (Ezequiel 33:1-7).
3. Existe o perigo do lobo - destruir o rebanho (vs. 11-12).
a. O agente de Satanás.
b. Ele não tem nenhuma preocupação com o rebanho, mas apenas destruir.
c. Mateus 7:15 "Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”.
d. 2 Coríntios 11:13-15 "Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Portanto, não é grande coisa se os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras"
e. Atos 20:29 "Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho"

II. Provendo e guardando a entrada do aprisco

1. "Eu sou a porta"
a. Este não é um pensamento figurativo, mas sim literal.
b. Jesus é aquele que bloqueia as ovelhas de sair, impedindo o inimigo de entrar.
c. Ele disse a respeito das ovelhas, "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai" (João 10:27-29).
d. Jesus disse: "Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:31-32).
e. Ao ouvir e continuar somos guardados no rebanho de Cristo.
2. Aqueles que são Seus entram por Ele, e só se pode entrar no rebanho por meio dele.
a. Nós nos tornamos cristãos quando somos batizados em seu corpo. 1 Coríntios 12:13 "Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito"
b. Note Gálatas 3:27-29 "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa"
3. O lobo tem que passar por ele para arrebatar as ovelhas.
a. O lobo não pode entrar através de Cristo.
b. O lobo se disfarça e traz um outro evangelho. Ele altera o evangelho de Cristo.
c. A mensagem do evangelho de Jesus Cristo, porém, não muda. Hebreus 13:8-9 diz: "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam".
d. Paulo escreveu: "Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema" (Gálatas 1:6-8).
e. 2 João 9-11 "Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda participa de suas más obras".

III. Dando a vida pelas ovelhas

1. Ele as leva aos pastos verdejantes.
a. Observe João 10:9 "Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens"
b. Salmo 23 fornece um excelente comentário sobre os bons cuidados do pastor.
2. Ele dá vida abundante para elas.
a. Nota de João 10:10 "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" Literalmente, há um excedente da vida dada por Jesus.
b. Romanos 5:20 "Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça"
c. 1 Pedro 1:10-11 "Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir"
3. Ele dá a Sua vida por elas - substitui a vida deles por Sua vida.
a. Note João 10:11, 15 "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" "assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas"
b. Romanos 5:6-8 "Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós"
c. 1 Pedro 3:18 "Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito"
d. 1 João 3:16 "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos"

Conclusão: Jesus disse: "Eu sou o bom pastor"
1. Você está sob os cuidados do Bom Pastor?
2. O Bom Pastor...
a. Adverte com relação ao perigo.
b. Provê e guarda a entrada para o aprisco.
c. dá vida a suas ovelhas.
3. Convite
a. Se você é um cristão, mas se afastou...
1) Por que se desviou da segurança do aprisco?
2) O Bom Pastor procura por você agora.
3) Você vai voltar e ser Dele de novo?
b. Se você ainda não é um cristão...
1) Venha para os cuidados do Bom pastor.
2) Há apenas um caminho para o rebanho.
3) Esse caminho é através do plano que Jesus estabeleceu para nós nos achegarmos a Ele.
a) Ouça a palavra; Mateus 7:24-27
b) Creia de todo o coração; "porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados" (João 8:24).
c) Arrependei-vos; Lucas 24:46-47 "e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém"
d) Fazer a boa confissão como Marta fez em João 11:27 "Respondeu-lhe Marta: Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo".
e) Ser batizado para a remissão dos seus pecados (Marcos 16:15-16).

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

1 Coríntios,6,1 João,5,1 Pedro,1,1 Reis,5,1 Samuel,5,1 Tessalonicenses,1,1 Timóteo,1,2 Coríntios,4,2 Crônicas,1,2 Pedro,1,2 Reis,5,2 Samuel,1,2 Timóteo,1,Adoração,1,Ageu,4,Amigo,1,Amizade,2,Amor,1,Ano Novo,1,Ansiedade,1,Antigo Testamento,131,Apocalipse,10,Apostasia,2,Arrependimento,1,Atitudes,2,Atos,12,Biblia,4,Biográfico,32,Carnal,1,Casamento,3,Ceia do Senhor,3,Céu,2,Colossenses,1,Compromisso,1,Comunhão,1,Cura,4,Daniel,3,Desânimo,1,Deus,3,Deuteronômio,1,Dia dos Pais,4,Dinheiro,2,Disciplinas cristãs,23,Doutrinário,9,Dúvida,1,Eclesiastes,3,Efésios,4,Ester,1,Evangelístico,10,Êxodo,4,Ezequiel,2,Familia,3,Fé,4,Filipenses,3,Fracasso,1,Fúnebre,1,Gálatas,6,Gênesis,28,Graça,3,Hebreus,14,I Samuel,1,Igreja,6,Inferno,2,Isaías,7,Jeremias,2,Jesus,15,Jó,5,João,15,Jonas,1,Josué,6,Juízes,1,Juízo Final,1,Lamentações,2,Levítico,2,Lider,1,Lucas,16,Malaquias,1,Marcos,16,Mateus,37,Milagres,4,Missões,1,Morte,4,Natal,10,Neemias,2,Novo Testamento,157,Números,3,Oração,2,Oséias,1,Palavra de Deus,6,Páscoa,3,Pecado,2,Perdão,5,Perseguição,1,Perseverança,1,Personagens Biblicos,52,Pioridades,3,Pregação,1,Preparando o sermão,1,Provérbios,9,Ressurreição,4,Romanos,3,Rute,1,Salmos,21,Salvação,9,Seitas e Heresias,1,Série: Crescimento,3,Série: Explorando o Evangelho de Marcos,6,Série: Homens de Provérbios,5,Séries,11,Servir,4,Sofrimento,2,Tiago,3,União,2,Unidade,1,Vida Cristã,84,Vitória,3,Volta de Jesus,3,
ltr
item
Esboço de Sermão e Pregação: Eu Sou O Bom Pastor
Eu Sou O Bom Pastor
O bom pastor cuida das ovelhas 1) advertindo-as sobre os perigos para o rebanho, 2) guardando a entrada e saída do aprisco, e 3), entregando a sua vida pelas ovelhas.
http://2.bp.blogspot.com/-cjCS1A6cXic/VVsrfGmj5UI/AAAAAAAAaWg/jlgKT2Bmfm0/s400/O-Bom-Pastor.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-cjCS1A6cXic/VVsrfGmj5UI/AAAAAAAAaWg/jlgKT2Bmfm0/s72-c/O-Bom-Pastor.jpg
Esboço de Sermão e Pregação
http://www.esbocosermao.com.br/2015/05/eu-sou-o-bom-pastor.html
http://www.esbocosermao.com.br/
http://www.esbocosermao.com.br/
http://www.esbocosermao.com.br/2015/05/eu-sou-o-bom-pastor.html
true
1958320582152521684
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VEJA TODOS Continue lendo Reply Cancel reply Delete By Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADO LABEL ARQUIVO PESQUISAR ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy