Você já teve problema com maus pensamentos? De onde é que esses maus pensamentos vêm e por que o temos? Devemos ficar preocupados com os maus pensamentos que entram em nossas mentes? A resposta é sim! Nossos pensamentos afetam nossas atitudes e nosso comportamento.
Como controlar nossos pensamentos
Texto: Provérbios 23:7

Introdução: Você já teve problema com maus pensamentos? De onde é que esses maus pensamentos vêm e por que o temos? Devemos ficar preocupados com os maus pensamentos que entram em nossas mentes? A resposta é sim! Nossos pensamentos afetam nossas atitudes e nosso comportamento. A Bíblia tem muito a nos dizer sobre as nossas mentes. Uma pessoa disse uma vez: "Cada pensamento é uma semente. Se você plantar uma árvore de espinheiro, não conte com a colheita de deliciosas maças".

A palavra "coração" é mencionada cerca de oitocentas vezes no Antigo Testamento, e mais de duzentas vezes refere-se à pensamento. A base equivalente no Novo Testamento do coração seria a mente. É extremamente importante para nós proteger nossos corações "porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23)

"E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com coração perfeito e espírito voluntário; porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre" 1 Crônicas 28:9

Uma vez que nossos pensamentos têm um efeito positivo ou negativo sobre nós, precisamos fazer o hábito de pensar em coisas boas.

I. A maldição dos maus pensamentos

Entreter os maus pensamentos é uma maldição. Nosso pensamento tem um efeito profundo sobre a forma como vivemos a nossa vida. Seus pensamentos podem mudar a maneira de ver as pessoas e como você interage com elas. Seus pensamentos determinam como você vê o mundo e seus objetivos na vida.

A. A fonte dos maus pensamentos.
Jesus disse que "os maus pensamentos procedem" do coração. (Marcos 7:21) É da natureza depravado e pecaminosa do homem que os maus pensamentos se originam.

"Cada ato exterior de pecado é precedido por um ato interior de escolha; portanto, Jesus começa com o pensamento mal do qual a má ação vem"

Os incrédulos têm a mente voltada para coisas deste mundo.

"Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus" (Romanos 8:5-8).

B. A seriedade dos maus pensamentos.
Como cristãos, devemos entender a seriedade dos pensamentos malignos.

“Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna" (Gálatas 6:7-8).

"O desígnio do insensato é pecado..." Provérbios 24:9

1. Os maus pensamentos trazem angústia ao coração.

Nossos pensamentos podem nos prejudicar espiritualmente, fisicamente e emocionalmente. A preocupação é estressante para o coração. O ódio é estressante para o coração. A inveja, o ciúme e a amargura traz angústia ao coração. Abrigar um espírito implacável aflige o coração.

"o Senhor, conhece os pensamentos do homem, que são vaidade" Salmo 94:11

2. Os maus pensamentos obscurecem o coração.

O hábito de se deter sobre os maus pensamentos obscurece o coração do homem. O espírito de ciúmes e ira que Saul tinha de Davi levou-o a tentar matar Davi. O coração de Saul se obscureceu a tal ponto que Deus o removeu como rei de Israel.
 
"porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém" (Romanos 1:21-25)

"E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam" (Romanos 1:28-32)

3. Os maus pensamentos destroem o coração.

Os maus pensamentos das pessoas antes do grande dilúvio dos dias de Noé as levaram à destruição. Gênesis 6:5 "Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente"

II. Controlando os maus pensamentos

Nossos pensamentos podem nos levar para longe de nossa devoção a Cristo.

"Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" 1 João 2:15

"Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só Esposo, Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura. Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo" 2 Coríntios 11:2-3.

"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância" (1 Pedro 1:13-14).

Um autor desconhecido disse:

"Cuidado com seus pensamentos; eles se tornam palavras.
Cuidado com suas palavras; elas se tornam ações.
Cuidado com suas ações; elas se tornam hábitos.
Cuidado com seus hábitos; eles se tornam caráter.
Cuidado com seu caráter; porque isso torna-se o seu destino"

A. Confesse os maus pensamentos.

A mente é a sede da alma. É o campo de batalha entre o espírito e a carne. Devemos controlar este campo de batalha para poder funcionar espiritualmente e cumprir a vontade de Deus em nossas vidas.

Abrigar maus pensamentos vai levar a atos de maldade. "Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte" Tiago 1:13-15

Se o rei Davi tivesse confessado seus pensamentos lascivos por Bate-Seba, ele teria evitado as consequências de seu pecado.

Se Acã tivesse confessado sua dissimulação, ele teria salvo a sua família e a si mesmo das consequências do seu pecado.

Nossa primeira linha de defesa contra os maus pensamentos é confessá-los rapidamente a Deus.

B. Cultive bons pensamentos.

1. Se alimentar da Palavra. Alimentar-se da Palavra de Deus vai renovar as nossas mentes com pensamentos divinos.

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" Romanos 12:2

"Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti" (Salmo 119:11)

2. Seja fiel na oração. Não podemos orar no Espírito se nossas mentes estão cheias de maus pensamentos. A vida de oração diária irá livrar-nos de ter maus pensamentos dominando a nossa vida.

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus". (Filipenses 4:6-7).

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno" Salmo 139:23-24

Amy Carmichael fez esta oração: "Espírito Santo, pense através de mim até que seus pensamentos sejam meus pensamentos"

3. Seja cheio do Espírito. Nós precisamos que o Espírito Santo esteja no controle de nossas vidas. Em Efésios 5:18, nos ordena as Escrituras "enchei-vos do Espírito"

O ministério do Espírito em nós é transformar-nos à imagem de Cristo. Quando nos submetemos a Ele, Ele irá preencher nossas mentes com pensamentos das coisas de Deus.

4. Mantenha seu foco na pessoa de Cristo. "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti" Isaías 26:3

Uma mente cheia de maus pensamentos não está em paz. " Mas os ímpios são como o mar agitado; pois não pode estar quieto, e as suas águas lançam de si lama e lodo" (Isaías 57:20).

Conclusão: Nossos pensamentos hoje terá um efeito profundo sobre o tipo de pessoa que vamos ser no futuro. Devemos ser determinados com a ajuda do Espírito Santo a pensar pensamentos piedosos. Ao adorarmos esta noite, que a nossa oração seja como a oração do salmista: "Examina-me, Senhor e prova-me; esquadrinha o meu coração e a minha mente" Salmo 26:2.

"Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar" Isaías 55:7.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Axact

Esboço de Sermão

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Postar um comentário:

0 comments:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!