Quando Paulo se dirigiu aos reunidos no Areópago, ensinava-os do "Deus desconhecido" e contou-lhes o que Deus estava declarando a eles. Isto é também o que Deus está declarando a todos nós. Neste sermão, vamos examinar a declaração de Deus a todos os homens.
Declaração de Deus a todos os homens
Texto: Atos 17:30-31

Introdução: Quando Paulo se dirigiu aos reunidos no Areópago, ensinava-os do "Deus desconhecido" e contou-lhes o que Deus estava declarando a eles. Isto é também o que Deus está declarando a todos nós.

Neste sermão, vamos examinar a declaração de Deus a todos os homens.

1. Se Arrependam

A. Arrependimento - mudar a mente da pessoa, causando uma mudança na vida; Biblicamente, significa abandonar o pecado e voltar-se para Deus
B. É necessário porque todos pecaram (Romanos 3:23; Eclesiastes 7:29) - Deus quer que nos arrependamos para que possamos ter comunhão com Ele (Efésios 2:13-16; 1 João 1:5-7) e não perecer (2 Pedro 3:9)
C. Este chamado para o arrependimento é para todos (Lucas 24:47) - não podemos alegar ignorância como um caminho para a salvação (2 Tessalonicenses 1:8); o pecado ainda existe (Romanos 3:23; 6:23); portanto, todas as pessoas devem se arrepender

2. Deus julgará o mundo

A. É por isso que devemos arrepender-se - "porque" (Atos 17:31)
B. Este evento é uma certeza - a palavra de Deus é certa (Salmo 119:89); quando Deus diz que Ele vai fazer alguma coisa, sabemos que Ele vai fazer (Números 23:19)
C. O julgamento será baseado no que temos feito nesta vida (Eclesiastes 12:14; 2 Coríntios 5:10)

3. O dia está determinado

A. Seja quando for este dia, Deus já determinou quando será – não surgiram circunstâncias que fará com que Deus mude-o
B. Entretanto, só porque o dia está estabelecido não significa que podemos saber quando será (Mateus 24:36)
C. Muitos fizeram previsões sobre quando será esse dia - eles falharam; aqueles que afirmam conhecer o dia do juízo são falsos profetas (Deuteronômio 18:22)

4. Seu juízo é justo

A. Infelizmente, não é raro ver que a justiça não é realizada através do tribunal de justiça - juízes podem ser subornados (Êxodo 23:8), confundidos (Ezequiel 28: 2), faltar informação fundamental (Provérbios 18:17), ou serem limitados por más leis (Daniel 6:14-15)
B. Os juízos de Deus estão sempre corretos (Salmo 19: 9) – o juízo final será certo, mesmo que surpreenda alguns (Mateus 7:22-23)

5. Através de Jesus Cristo

A. Este é o papel que foi dado ao Filho (2 Coríntios 5:10) - não Seu propósito quando Ele veio pela primeira vez à terra (João 3:17); será o seu propósito quando Ele voltar (Hebreus 9:27-28)
B. O julgamento será baseado em Sua Palavra (João 12:48) - podemos saber o que Deus espera de nós; portanto, devemos viver em conformidade com a Sua vontade (2 Coríntios 5:10)

6. Prova por meio da ressurreição

A. Como podemos saber que Deus julgará o mundo através de Jesus? – A prova por meio da ressurreição
B. O poder que ressuscitou a Cristo nos permite ser ressuscitados, também (1 Coríntios 15:20-22)
C. Muitos testemunharam (1 Coríntios 15:4-8)
D. A prova circunstancial, bem como - a confiança dos apóstolos (Mateus 26:69-75; Atos 4:13), a disposição deles de sofrer (João 16:32; 20:19; Atos 5:41), etc.
E. Ninguém mais pode produzir essa prova - portanto, ninguém pode agir como o nosso juiz (Colossenses 2:16; Tiago 4:12)

Conclusão

A. Um dia, o Senhor julgará o mundo com justiça
B. Enquanto nós não sabemos quando será esse dia, sabemos que está vindo
C. Deus quer que estejamos prontos para esse dia - precisamos ter a certeza de que estamos prontos

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Axact

Esboço de Sermão

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Postar um comentário:

0 comments:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!