O relato da torre de Babel é o evento final registrado em Gênesis antes de sermos informados de Abraão e o plano de Deus por meio dele. A promessa feita a Abraão foi um ponto fundamental no esquema da redenção.
Lições aprendidas com a Torre de Babel
Texto: Gênesis 11:1-9

Introdução: O relato da torre de Babel é o evento final registrado em Gênesis antes de sermos informados de Abraão e o plano de Deus por meio dele.

A promessa feita a Abraão foi um ponto fundamental no esquema da redenção. No entanto, a história de Babel não foi incluída no Gênesis simplesmente como uma questão de registro histórico.

Ela nos ensina algumas lições importantes sobre a unidade e a apostasia.

1. Unidade e harmonia não significam nada se nós não estivermos trabalhando para o propósito de Deus

A. Essas pessoas estavam unidas, mas Deus dividiu-os (v. 8) - não toda unidade é desejada e aprovada por Deus (v. 1) (1 Coríntios 5:1-2, 7, 13; 2 Tessalonicenses 3:6)
B. Eles estavam unidos na realização de um propósito específico - o problema é que era o propósito do homem (v. 4); devemos estar unidos na realização do propósito de Deus (Efésios 4:3, 13-16)
C. A unidade deles era evidente por "uma só língua e um só idioma" (v. 1) - nós também devemos "falar a mesma coisa" (1 Coríntios 1:10; 4:17); no entanto, isso não significa que devemos ficar em silêncio sobre questões de divergência doutrinária (Efésios 5: 6-11)
D. A unidade deve ser baseada na Palavra de Deus (João 17:20-21) - "todo o conselho" de Sua palavra (Atos 20:27)

2. O que parece bom para nós pode não ser bom

A. Eles tinham aparentemente um bom e nobre objetivo (v 3-4.) - No entanto, o que parece bom para o homem nem sempre está certo (Provérbios 14:12; Jeremias 10:23); deve estar de acordo com a vontade de Deus (Colossenses 3:17)
B. Não importa quão lógico possa parecer para nós - exemplo: "evangelho social" (Isaías 55:8-11)
C. Não importa o quão "bem" pode ser feito - exemplo: o institucionalismo e etc.
D. As boas obras são definidas nas Escrituras (2 Timóteo 3:16-17) - se uma coisa não está autorizada nas Escrituras, não pode ser classificado como um "bom trabalho"

3. Nós nunca vamos chegar a Deus ou ao céu através de nossos próprios meios

A. O objetivo deles era alcançar o céu (v. 4) - mas, mesmo depois de terem feito, Deus teve que descer a eles (v. 5)
B. O homem inventou suas próprias maneiras de alcançar o céu (exemplo: só a fé, boas obras, ser uma boa pessoa) - mas nada disso vai funcionar (Tiago 2:24, 26; Atos 9:11; 22:16; Atos 10:1-2, 33, 48)
C. Deus veio até nós (João 1:1, 14) - isto é o que nos dá a oportunidade de alcançar o céu (1 Timóteo 1:15)
D. Mas temos de seguir o plano da salvação de Deus (Romanos 10:17; Hebreus 11:6; Atos 11:18; Romanos 10:9-10; João 3:5)

4. Não há limites para a apostasia

A. Deus disse que não havia nada impossível para essas pessoas (v. 6) - eles estavam apenas limitados pela própria imaginação
B. O caminho para a apostasia é um terreno escorregadio (2 Timóteo 3:13) – os apóstatas são limitados apenas por suas próprias imaginações; eles já não estão limitados pela palavra de Deus, porque eles foram além dela (2 João 9)
C. Portanto, por causa da natureza degressiva da apostasia, o erro deve ser combatido (2 Timóteo 4:2; 3:13; Romanos 16:17; 2 Coríntios 10:5, Gálatas 2:5; Filipenses 1:15-17)
D. Haverá consequências se não formos capazes de opor ao erro (1 Coríntios 5:6; 2 Timóteo 2:17)

Conclusão

A. Quando Gênesis 11 começou, todo o povo da terra se uniram - então Deus os dividiu, porque o objetivo deles não estava em harmonia com o propósito de Deus para eles
B. Desde então, todas as pessoas na terra foram divididas em várias maneiras - agora Deus procura reuni-las
C. Devemos estar unidos em cumprir o propósito de Deus para nós - paz com Deus, então a paz com os outros
D. Se buscamos a paz e a unidade de alguma outra forma, Deus não vai estar satisfeito conosco

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Axact

Esboço de Sermão

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Postar um comentário:

1 comentários:

  1. Muito bom,seria bom se tivesse período de tempo com quanto tempo levou a contribuição. Abraços

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!