"Deus não é Deus de confusão" (1 Coríntios 14:33). Portanto, a confusão é um sinal de que as pessoas não estão seguindo o caminho de Deus.
Não é um Deus de confusão
Texto: 1 Coríntios 14:33

Introdução: "Deus não é Deus de confusão" (1 Coríntios 14:33). Portanto, a confusão é um sinal de que as pessoas não estão seguindo o caminho de Deus. Com isso em mente, vamos considerar a reação de alguns no livro de Atos a pregação do evangelho. Três lugares estavam em "confusão" - Filipos (Atos 16), Éfeso (Atos 19), e Jerusalém (Atos 21). A forma como as pessoas reagiram ao evangelho é o oposto de como Deus quer que seu povo seja.

1. Confusão no Livro de Atos

A. Acusações falsas - em Filipos, Paulo expulsou um espírito de uma escrava (Atos 16:16, 19-21); a falsa acusação levou a uma confusão (Atos 16:22-24); Paulo e Silas foram acusados ​​de serem judeus, promovendo coisas ilegais para os romanos (Atos 16:20-21); esta acusação era falsa (Atos 16:37)
B. Gritando coisas diferentes - em Éfeso, Demétrio despertou uma multidão contra Paulo (Atos 19:23-29); neste estado de confusão, as pessoas estavam gritando coisas diferentes (Atos 19:32); elas não estavam unidas em sua mensagem
C. Motivo desconhecido para se reunirem - em Éfeso, Demétrio inicialmente falou aos oficiais de obras semelhantes (Atos 19:25); ainda toda a cidade correu para o teatro (Atos 19:29); a maioria não sabia por que eles estavam lá (Atos 19:32)
D. Deturpar o evangelho - em Jerusalém, os judeus da Ásia se opuseram a Paulo (Atos 21:27); eles o acusaram de pregar em todos os lugares contra os judeus, a lei, e o templo (Atos 21:28); nada disso era verdade (Romanos 9:3-4; 10:1; 7:12)
E. Tirar conclusões precipitadas - em Jerusalém, os judeus da Ásia acusaram Paulo de profanar o templo (Atos 21:28); eles viram Trófimo e presumiram que Paulo o levou ao templo (Atos 21:29); isso não era verdade (Atos 21:23-24)
F. Violência - em Jerusalém, a corte romana respondeu à confusão que irrompeu (Atos 21: 30-32); quando os soldados chegaram, a multidão "cessaram de espancar a Paulo" (Atos 21:32); eles tinham se tornado violentos (Atos 21:31)

2. Seguir a Deus é o caminho oposto

A. Deus não é um Deus de confusão (1 Coríntios 14:33) - todas as características discutidas anteriormente são contrárias ao que devemos ser como cristãos
B. Devemos descordar com honra (2 Timóteo 2:24-25) - haverá discordâncias; mas temos de falar a verdade em amor (Efésios 4:15); falar com graça (Colossenses 4:5-6)
C. Devemos falar a mesma coisa (1 Coríntios 1:10) - isto resulta em unidade (Efésios 4:3-6); inclusive de uma igreja para outra (1 Coríntios 4:17); o evangelho é o mesmo para todos (Marcos 16:15)
D. Devemos entender o propósito pelo qual fazemos (Colossenses 3:17) - fazemos o que fazemos porque é a vontade de Deus (Mateus 7:21-23); não por causa de tradição, da preferência, pregador, denominação, etc.; devemos obedecer a palavra de Cristo (Mateus 28:20)
E. Devemos falar a verdade com precisão (1 Pedro 4:11) - "À lei e ao testemunho" (Isaías 8:20); não podemos mudar a mensagem sem consequências (Gálatas 1:6-9)
F. Não devemos apressar o julgamento (Provérbios 18:17) - princípio de examinar tudo com cuidado (1 Tessalonicenses 5:21-22); devemos ser prontos para ouvir e tardios para falar (Tiago 1:19); saber a verdade antes de julgar / agir
G. Devemos buscar a paz (Hebreus 12:14) - isto permite-nos edificar um ao outro (Romanos 14:19); podemos ter que se opor ao erro (Gálatas 2:11); mas devemos fazê-lo com o ensino, não com violência física (2 Coríntios 10:3-5)

Conclusão

A. "Deus não é Deus de confusão, mas de paz" (1 Coríntios 14:33)
B. A confusão surge quando os homens se recusam a submeter-se a vontade de Deus
C. Se quisermos ter paz com Deus, devemos crer em Sua Palavra e obedecê-la

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