Em nosso texto, Jesus descreveu a vida de um discípulo como uma vida justa.
Uma vida justa
Texto: Mateus 7:1-12

Introdução: No Sermão do Monte, Jesus deu instruções para a vida de um discípulo. Em nosso texto, Ele descreveu a vida de um discípulo como uma vida justa. A palavra significa ser justo. Mas, como veremos, isso não significa que nós tratamos todos do mesmo. Isso pode parecer surpreendente para alguns, mas vamos examinar a passagem para ver o que Jesus queria dizer.

1. Não julgar hipocritamente (Mateus 7:1-5)

A. É importante notar que Jesus não disse que não devemos julgar - muitos afirmam isso; mas Jesus disse em outro lugar, devemos "julgar com julgamento justo" (João 7:24)
B. Advertência - Se nós julgamos os outros injustamente, Deus nos responsabilizará por isso (Mateus 7:1-2; 6:14-15)
C. É importante que entendamos o cenário que Jesus deu (Mateus 7:3-5) – trave ou cisco, significa que o nosso irmão tem um problema, mas nós temos um problema maior; nós não podemos ajudar nosso irmão, uma vez que a trave está em nosso próprio olho; é preciso primeiro resolver nossos próprios defeitos, então nós podemos (e devemos) ajudar o nosso irmão efetivamente
D. Aplicando isso para nós mesmos - em primeiro lugar examinar a nós mesmos (2 Coríntios 13:5); não se contentar em pecado (Romanos 12:9); então podemos ajudar os outros a corrigir os seus pecados (Gálatas 6:1-2); não ignorar seus pecados, quando poderíamos ajudar (Judas 23); também devemos ter certeza de que estamos usando o padrão correto de "julgamento" (João 7:24)

2. Não dê o que é santo aos cães (Mateus 7:6)

A. Precisamos entender o significado desse provérbio antes que possamos aplicá-lo - cães e porcos eram ambos vistos de forma negativa; símbolo para as pessoas que pisam sobre a verdade e violentamente atacam aqueles que ensinam; o que é "santo" é o ensino, correção e ajuda que podemos dar aos outros (Mateus 7:5)
B. Aplicando o provérbio de Jesus - não podemos tratar todos da mesma maneira, mas devemos usar o bom julgamento para sermos justos; nem todo mundo vai responder positivamente a nossa ajuda (Gálatas 4:16); pode chegar um momento quando teremos de sacudir o pó dos nossos pés e seguir em frente (Mateus 10:14); Se não fizermos isso, privamos outros (que poderiam ser receptivos) da ajuda que nós poderíamos fornecer; temos responsabilidades e prioridades que Deus nos deu (Mateus 15:26) e não podemos negligenciar estes.

3. Deus mostra bondade para conosco (Mateus 7:7-11)

A. Ao tratar os outros com justiça, também devemos fazê-lo com misericórdia - por causa de como Deus nos trata (Mateus 6:14-15)
B. Podemos pedir, buscar e bater e vamos receber, encontrar, e será aberto para nós (Mateus 7:7-8) - não significa que Deus nos dará tudo o que queremos, mas Ele prove o que precisamos (Mateus 6:8, 32-33)
C. Jesus cita os cuidados de um pai ao seu filho como prova de que podemos confiar em Deus (Mateus 7:10-11) - se os filhos podem confiar em seus pais, quanto mais podemos nós confiar em Deus; Ele é perfeito (Mateus 5:48)
D. Esta passagem é muitas vezes usada em referência à oração – a aplicação pode ser feita, mas isso vai além disso
E. No contexto, Jesus está falando sobre o caminho para o reino, a vida eterna (Mateus 6:33; 7:13-14) - Seu ponto é que o caminho da salvação está disponível para todos (João 3:16; Marcos 16:15 -16); mas deve-se pedir (Atos 02:37), procurar (Atos 17:11), e bater (1 Pedro 3:21) para entrar.

4. Praticar a "Regra de Ouro" (Mateus 7:12)

A. Este verso é comumente referido como a "regra de ouro" - fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você; ninguém gosta de ser tratado de forma injusta; coloque-se no lugar deles
B. Colocar os outros em primeiro lugar (Filipenses 2:3-4) - assim como Cristo fez por nós (Filipenses 2:5)
C. Mas se não tratarmos os outros dessa maneira, não devemos esperar que Ele nos salve (Mateus 7:1-2; Romanos 1:31-32)

Conclusão

A. Devemos viver uma vida justa como um discípulo - tratar os outros de acordo com o padrão do Senhor
B. Não vá além disso - Isso afeta os outros e também afeta a nossa posição diante de Deus

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Axact

Esboço de Sermão

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Postar um comentário:

0 comments:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!