O Senhor ofereceu ao Seu povo um convite para que eles pudessem considerar objetivamente a apostasia em que eles se encontravam. Como eles caíram? Como a apostasia os afetou? Como eles poderiam voltar?
Um olhar objetivo a apostasia
Texto: Isaías 1:18

Introdução: O Senhor ofereceu ao Seu povo um convite para que eles pudessem considerar objetivamente a apostasia em que eles se encontravam.

Como eles caíram? Como a apostasia os afetou? Como eles poderiam voltar?

Essas pessoas tinham se afastado de Deus e não perceberam isso.

Nós precisamos examinar a nós mesmos objetivamente para nos certificar de que não caímos como eles caíram.

1. Esquecendo o mestre (Isaías 1:2-4)

A. Como poderia o povo de Deus se afastar Dele? ... eles se esqueceram quem era seu mestre e esqueceram a quem eles pertenciam (v. 3)
B. Aqueles que se esquecem de Deus cairão (Romanos 1:28)
C. Aqueles que não conseguem apreciar quem é Deus, não estará motivado para permanecer fiel (Mateus 28:18-20)
D. Aqueles que se esquecem que eles pertencem ao Senhor, não servirão a Ele (1 Coríntios 6:18-20)

2. Consequências de longo alcance (Isaías 1:5-8)

A. As pessoas continuaram na rebeldia, apesar do castigo que enfrentaram - a apostasia os afetou de várias maneiras (v 5-7.)
B. O pecado tem consequências de longo alcance – o afastamento de Deus significa mais do que apenas abandonar a congregação (Hebreus 10:25)
C. O pecado é progressivo (2 Timóteo 3:13) e tem um efeito composto (1 Coríntios 5:6) - exemplo de Davi (2 Samuel 11)

3. A fidelidade de Deus (Isaías 1:9)

A. Apesar da infidelidade do povo, Deus não os abandonou completamente - Se tivesse, teriam sido completamente destruídos
B. Deus é paciente, enquanto o infiel continua rebelde contra Ele (1 Timóteo 1:15-16)
C. Ele continuou a estender misericórdia na esperança de que os que erram voltassem para Ele (2 Pedro 3: 9) -, mas sua paciência acabará por se esgotar (2 Pedro 3:10)

4. Culto inútil (Isaías 1:10-15)

A. Apesar da apostasia, o povo ainda continuou a cultuar, oferecendo sacrifícios - mas por causa do seu pecado, Deus não aceitou a adoração deles (v. 11-14) e não ouviu as suas orações (v. 15)
B. Muitas pessoas hoje adoram a Deus, mas o fazem em vão - por não adorar em espírito e verdade (João 4:24) e por ensinar os mandamentos de homens (Mateus 15:7-9)
C. Devemos servir a Deus em todos os momentos, não apenas aos domingos (Romanos 12:1)

5. O perdão é possível (Isaías 1:16-20)

A. Depois de condenar essas pessoas por sua apostasia, o Senhor deu-lhes uma mensagem de esperança - que poderia mudar suas vidas (v 16-17.) E serem perdoados (v 18.); o perdão era condicional (v. 19); eles poderiam cair novamente (v. 19)
B. Não importa o que estamos fazemos ou fizemos, podemos sempre voltar para o Senhor - mas devemos nos arrepender (2 Pedro 3:9)
C. Ele está disposto a perdoar (1 João 1:9) - mas devemos obedecê-Lo (Mateus 28:20) e permanecer fieis (Apocalipse 2:10)

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Axact

Esboço de Sermão

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Postar um comentário:

0 comments:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!