A oração de Paulo pelos Filipenses

A oração de Paulo pelos Filipenses
Texto: Filipenses 1:9-11

Introdução: Na carta de Paulo aos Filipenses, ele descreveu sua oração por eles. Ele estava continuamente agradecido por eles (Filipenses 1:3) e aguardava a comunhão deles no evangelho (Filipenses 1:5). Seu apreço por eles e a comunhão com eles levou à sua oração (Filipenses 1: 9-11). Esta oração é aplicável a nós também.

1. Que o amor deles possa abundar

A. Lembre-se da grandeza do amor (1 Coríntios 13:13) - o maior mandamento (Mateus 22:36-40); O amor é a natureza de Deus (1 João 4: 8); ter amor é ser como Deus (1 João 4:7, 16)
B. O que é o amor? - Procurar o bem dos outros e colocá-los à frente de nós mesmos; este amor os levaria a agir com humildade uns para com os outros e manter a unidade (Filipenses 2:2-4)
C. Eles deveriam continuar a abundar nesse amor - os cristãos devem sempre estar crescendo e melhorando (1 Tessalonicenses 4:1, 10)

2. Que eles possam ter conhecimento real

A. O amor deve abundar em conhecimento real - lembre-se que o amor é de Deus porque Deus é amor (1 João 4:7-8); Amor é o cumprimento de Sua lei (Romanos 13:8-10)
B. Portanto, para agir com amor, é preciso conhecer a verdade - não podemos fazer o que não sabemos (princípio de Romanos 10:2-3)
C. Isto permitirá que o homem guarde Seus mandamentos - a obediência é feita por amor (1 João 5:3, João 14:15)

3. Para que eles tenham discernimento

A. O amor deve abundar no conhecimento, mas também devemos ter discernimento - devemos amar como Deus ama, mas isso não significa ignorar ou negligenciar o pecado / erro
B. Eles deveriam discernir entre aqueles que seguiam o padrão e aqueles que não o seguiam (Filipenses 3:16-19) - reconhecer aqueles que andavam de acordo com o padrão e seguir seu exemplo (1 Coríntios 11:1); reconhecer aqueles que andavam como inimigos da cruz (1 Coríntios 5:6; 15:33)
C. Eles tinham que discernir o que era certo para que pudessem viver de acordo com ele (Filipenses 3:16)

4. Para que eles pudessem aprovar o que é excelente

A. Isso estava relacionado ao discernimento / julgamento deles (Filipenses 1:9)
B. Aprovar significa testar, examinar, esquadrinhar - os cristãos devem provar todas as coisas (1 Tessalonicenses 5:21-22); se apegar à verdade e rejeitar todas as formas de erro
C. Excelente significa o que é valioso - os cristãos devem reconhecer o que é realmente importante (Filipenses 3:7, 11); valorizar a verdade (Provérbios 23:23), nossa alma (Mateus 16:26), nossa herança no céu (1 Pedro 1:4), e viver de acordo

5. Para que eles pudessem ser sinceros e irrepreensíveis

A. Por que os cristãos abundam em amor, têm conhecimento e discernimento e aprovam o que é excelente? - Para que sejam sinceros e irrepreensíveis
B. Sincero - significa ser puro, imaculado; Livre do pecado (1 João 2:1, Romanos 6:11, 18)
C. Irrepreensível – não é a mesma palavra frequentemente traduzida como sem culpa (não pode ser acusado de pecado); esta palavra significa não fazer tropeçar, trata-se de remover qualquer impedimento de servir a Deus (Hebreus 12:1)

6. Para que eles pudessem ser cheios com o fruto da justiça

A. Ser sincero (livre do pecado) e irrepreensível (sem impedimento em nosso serviço a Deus) produz isto - ser cheio do fruto da justiça
B. O que é justiça? - O estado de ser justo diante de Deus; O padrão de justiça é encontrado na palavra de Deus (Romanos 1:16-17); Devemos praticá-lo (1 João 3:7)
C. Qual é o fruto da justiça? - O que é produzido por nossa obediência à palavra de Deus; Semelhante ao fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23); Outros podem ver nossas boas obras (Mateus 5:16)

Conclusão

A. A oração de Paulo pelos Filipenses deve ser nossa oração por nós mesmos e nossos irmãos
B. Abunda no amor - amor que se baseia no conhecimento real e no discernimento apropriado
C. Aprovar o que é excelente – permanecer na verdade e rejeitar o erro para ser sincero e irrepreensível
D. Praticar a justiça - seguir a palavra de Deus em tudo o que fazemos

0 Comentários em "A oração de Paulo pelos Filipenses"

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!