Este sermão enfoca a ideia de liberdade. Como se pode dizer que temos liberdade quando somos obrigados a seguir a lei de Deus? Muitos estão confusos com isso hoje. Mas o salmista conectava a lei e a liberdade.
Andando em liberdade
Texto: Salmo 119:41-48

Introdução: Sexta estrofe do Salmo 119 – Este sermão enfoca a ideia de liberdade.

Como se pode dizer que temos liberdade quando somos obrigados a seguir a lei de Deus?

Muitos estão confusos com isso hoje. Mas o salmista conectava a lei e a liberdade.

1. O que significa andar em Liberdade (v. 45)

A. Nossa sociedade coloca grande ênfase na liberdade - da tirania governamental, das restrições morais e das doutrinas religiosas
B. No entanto, Davi se aproxima da liberdade de uma perspectiva diferente - intimamente ligada à lei de Deus (verso 45)
C. Se quisermos servir a Deus, podemos ser livres (1 Pedro 2:16) - dos governantes anti-Deus (Atos 5:29); da "moral" sempre em mudança da sociedade (Provérbios 29:18); da religião humana (Colossenses 2:20-23)
D. Seguir o Senhor é o caminho da liberdade (2 Coríntios 3:17) se nós apenas o reconhecermos como tal (João 8:36) - caminhamos em liberdade, submetendo-se ao Senhor e somente a Ele

2. A caridade amorosa de Deus nos permite responder a adversários (v. 41-42)

A. O salmista expressou o desejo de receber a bondade e a salvação de Deus (v. 41) - isto seria feito através da palavra
B. Davi descreveu uma situação em que ele estava sendo envergonhado por um adversário (v. 42) - às vezes, enfrentaremos zombaria, ridicularização e outras formas de perseguição (1 Pedro 4:12)
C. Neste contexto, devemos estar preparados para dar uma resposta para a nossa esperança (1 Pedro 3:14-16)
D. Não só isso, mas precisamos lembrar que, em última análise, as palavras de nossos adversários não têm sentido (Mateus 5: 11-12, Romanos 8:33)

3. Comprometa-se a falar e agir de acordo com a lei de Deus (v. 43-44)

A. Davi queria que a palavra de Deus estivesse em sua boca (v. 43) - pronta para ser dita; exige que a palavra esteja em seu coração (Provérbios 4:23, Lucas 6:45)
B. Davi estava determinado a guardar a palavra de Deus continuamente - em uma base contínua (Atos 2:42)
C. Ele também estava determinado a guardar a palavra de Deus para sempre e sempre - interminável; não só por um tempo; até a morte (Apocalipse 2:10)

4. Não fique envergonhado da Palavra de Deus quando diante dos reis (v. 46)

A. Já observamos como não devemos ser intimidados por governantes anti-Deus (Atos 5:29, ver Eclesiastes 10:4, Mateus 10:28)
B. No entanto, lembre-se que Davi escreveu isso - ele era um rei; estes não eram superiores a ele, mas companheiros
C. A lição para nós é que não devemos nos envergonhar de falar sobre a palavra de Deus quando entre nossos companheiros (Mateus 10: 32-33)

5. Ame a Lei de Deus (v. 47-48)

A. Expressões como essas nesses versículos são de esperar - mas é especialmente importante neste contexto; nenhuma contradição entre amar a lei de Deus e andar em liberdade
B. Muitos rejeitam a lei de Deus porque querem liberdade - mas na realidade, aqueles que rejeitam a lei de Deus e a liberdade que vem seguindo-a não são livres
C. Todas as pessoas servirão a algo ou alguém - senão for Deus, então será pecado (João 8:31-34; Romanos 6:16); o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23); a salvação vem quando seguimos a palavra de Deus (v. 41)

Conclusão

A. A liberdade é uma ideia atraente para a maioria das pessoas
B. A verdadeira liberdade é encontrada seguindo a lei do Senhor

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Axact

Esboço de Sermão

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Postar um comentário:

0 comments:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!