"Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"

"Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
Texto: Salmo 22

Introdução: Davi descreveu alguém que estava sofrendo e parecia estar abandonado por Deus, mas finalmente Deus estava com ele. Este salmo profetizou de Jesus (Mateus 27:46). Ao mesmo tempo, este salmo expressou os sentimentos de Davi em resposta à sua própria situação. Neste sermão, vamos examinar este salmo em relação a Jesus. Como toda profecia, isto é significado para estabelecer / fortalecer nossa fé.

1. Abandonado por Deus (Salmo 22:1-6)

A. Este é o sentimento expresso por Davi - ele sentiu como se tivesse sido abandonado por Deus (Salmo 22:1-2); Reconheceu que Deus era santo (Salmo 22: 3); Ele entendeu que Deus ajudou outros que confiavam Nele (Salmo 22:4-5); Mas ele era "um verme e não um homem", porque ele era "opróbrio dos homens e desprezado do povo" (Salmo 22:6)

B. Jesus foi abandonado pelo Pai? - Muitos acreditam que Ele foi, especialmente por Sua expressão na cruz (Mateus 27:46); Contudo, como veremos, Jesus não foi abandonado pelo Pai; Ele não deu as costas a Jesus; trata-se de aparência; parecia que Jesus fora abandonado

C. Jesus foi "desprezado pelo povo" (Salmo 22:6) - rejeitado e crucificado (Mateus 27:20-23); mas isso era parte do plano de Deus (Atos 2:23)

2. Sofrendo da mão dos malfeitores (Salmo 22:7-18)

A. Este salmo contém profecias de detalhes específicos em torno da crucificação de Cristo - Ele seria escarnecido (Salmo 22:7-8, ver Mateus 27:39-43); Ele seria cercado por malfeitores (Salmo 22:12-13, ver João 19:1-6); Sua força física se secaria (Salmo 22:15, ver João 19:28); Suas mãos e pés seriam perfurados (Salmo 22:16, ver João 20:25); Suas vestes seriam divididas (Salmo 22:18, ver Mateus 27:35)

B. Quando Jesus citou o "título" do salmo, Ele estava dirigindo as mentes das testemunhas de volta para esta passagem - esta seria uma passagem com a qual eles estavam familiarizados (Atos 13:27); aqueles que eram honestos poderiam ter olhado para trás para este salmo e ler sobre o que eles apenas testemunharam; Jesus apontou deliberadamente os presentes para este salmo a fim de produzir fé; o mesmo vai acontecer hoje

3. Não abandonado por Deus (Salmo 22:19-24)

A. À medida que continuamos neste salmo, podemos ver que aquele que parecia estar abandonado por Deus não estava - Davi voltou a expressar seu desejo de ser salvo pelo Senhor (Salmo 22:19-21); Deus ouviu e não o desprezou (Salmo 22:24)

B. Esta é uma razão para louvar a Deus (Salmo 22:22-24) - porque Ele não abandonou Jesus na Sua hora de sofrimento; Ele também não nos abandonará (Lamentações 3:22-23, Hebreus 13:5)

4. Uma mensagem para todas as pessoas (Salmo 22:25-31)

A. Como resultado do que acontece neste salmo, outros adoram e louvam o Senhor - aqueles que procuram o Senhor (Salmo 22:26); os de toda família e nação (Salmo 22:27); os prósperos e os pobres (Salmo 22:29); os das gerações futuras (Salmo 22:30); os de um povo que nasceria (Salmo 22:31)

B. Isto predisse aqueles que serviriam a Deus na era do evangelho - Deus recompensará aqueles que diligentemente o buscam (Hebreus 11:6); O evangelho é para todos de cada nação (Marcos 16:15); o evangelho é para todos, independentemente da classe social (Gálatas 3:28); o evangelho é para todas as gerações (Atos 2:38-39); a recompensa de Deus é para aqueles que nascerem de novo (João 3:3, 5; 1 Pedro 1:23)

Conclusão

A. A morte de Jesus na cruz era parte do plano de Deus - é por isso que podemos ler nas profecias

B. O Salmo 22 é uma dessas profecias - é importante que entendamos o que está ensinando

C. Compreender este salmo ajudará a estabelecer e fortalecer a fé em Deus, uma vez que somos chamados a servi-Lo

0 Comentários em ""Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?""

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!