Paulo descreveu duas características de Deus em nosso texto - Sua bondade e Sua severidade. Ambas as características precisam ser ensinadas e compreendidas.
A bondade e a severidade de Deus
Texto: Romanos 11:17-24

“Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado”

Introdução: As pessoas muitas vezes imaginam Deus como querem imaginá-lo. Muitas pessoas religiosas se concentram em Seu amor a ponto de vê-Lo como incapaz de punir o mal. Muitas pessoas não religiosas veem-no como um monstro que é rápido para destruir as pessoas. Nenhuma dessas caraterística é uma representação precisa de Deus. Paulo descreveu duas características de Deus em nosso texto - Sua bondade e Sua severidade. Ambas as características precisam ser ensinadas e compreendidas.

1. Definindo Termos

A. Bondade - Ideia de fazer o bem para nós quando éramos indignos (Romanos 2:4, Efésios 2:7); a bondade de Deus foi mostrada ao enviar Cristo (João 3:16) e oferecer a salvação (Efésios 2:4-8)

B. Severidade - de uma palavra raiz que significa cortar abruptamente; paciência por um tempo, então de repente cortado; um exemplo da severidade de Deus foi mostrado no dilúvio (1 Pedro 3:20, Gênesis 6:5-8, Mateus 24:37-39)

2. Aqueles que recebem a bondade de Deus

A. Aqueles que estão firmes na fé (Romanos 11:20) - aqueles que foram justificados pela fé (Romanos 5:1); estar pela fé significa ser estabelecido na fé (Colossenses 2: 6-7); esta fé está disponível para todos (Romanos 1:16-17)

B. Aqueles que permanecem na bondade de Deus (Romanos 11:22) - se não continuarmos, seremos cortados (Romanos 11:21); permanecer na bondade de Deus significa continuar no estado que nos permite desfrutar de Sua bondade (fidelidade - Colossenses 1:21-23); devemos continuar em fidelidade até a morte (Apocalipse 2:10)

3. Aqueles que recebem a severidade de Deus

A. Aqueles que não creem (Romanos 11:20) - Jesus é o único caminho para a salvação (João 14:6, Atos 4:12); O evangelho é a mensagem que mostra o caminho da salvação (Romanos 1:16); aqueles que rejeitam Jesus não têm esperança (Efésios 2:12; 1 Tessalonicenses 4:13-14); aqueles que rejeitam a Sua palavra também não têm esperança (2 Tessalonicenses 1:8-9)

B. Aqueles que caíram (Romanos 11:22) - eles estavam entre o povo de Deus, mas não conseguiram continuar a segui-Lo; caíram da fé (1 Timóteo 4:1, Hebreus 3:12-13); há o perigo de o povo de Deus cair em pecado (1 Tessalonicenses 3:5)

C. Aqueles que não aprendem com os erros dos outros (Romanos 11:21-22) - os exemplos estão lá por uma razão; temos os exemplos dos pecados dos israelitas (1 Coríntios 10:6-12, Hebreus 4:1-2, 11); devemos observar os pecados dos outros e "não fazer o mesmo" (Ezequiel 18:14)

D. Aqueles que arrogantemente esquecem sua dependência de Deus (Romanos 11:18) - Deus não precisa de nós (Atos 17:24-25); precisamos nos proteger contra um senso de direito quando se trata de salvação (Lucas 17:10); somos salvos pela graça (Efésios 2: 8); a única coisa que merecemos é punição pelo pecado (Romanos 6:23); isso também significa que não devemos ser arrogantes contra os outros (Tito 3:2-3)

4. Aqueles que ainda podem receber a bondade de Deus

A. Aqueles que nunca fizeram parte do povo de Deus (Romanos 11:17) - então, este eram os gentios; agora, todos são não-cristãos; o Senhor quer que todos sejam salvos (2 Pedro 3:9); Ele tornou a salvação disponível para todos (Tito 2:11); Ele nos mostrou o caminho para sermos salvos em Sua palavra (Marcos 16:16, Atos 2:38, Romanos 10:9-10)

B. Aqueles que se arrependem depois de serem cortados (Romanos 11:23) - aqueles que caíram podem sempre retornar (2 Pedro 3:9); Deus nos perdoará (1 João 1:9), mas devemos nos arrepender e pedir perdão (Atos 8:22)

Conclusão

A. A bondade de Deus nos foi mostrada estendendo Sua graça e nos dando um caminho para sermos salvos

B. A severidade de Deus foi mostrada e é uma advertência para nós que Ele punirá aqueles que não O obedecem

C. Precisamos apreciar Sua bondade e Sua severidade para que possamos temê-Lo e obedecê-Lo (Atos 10:34-35)

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Axact

Esboço de Sermão

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Postar um comentário:

0 comments:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!