Uma das pessoas que lemos em conexão com a morte de Jesus é José de Arimatéia. Ele se encarregou de sepultar o corpo de Jesus. Ele é mencionado em todos os quatro evangelhos, mas apenas brevemente.
José de Arimatéia - Desafios que enfrentou e traços que podemos imitar
Texto: Mateus 27:57-60

Introdução: Uma das pessoas que lemos em conexão com a morte de Jesus é José de Arimatéia. Ele se encarregou de sepultar o corpo de Jesus. Ele é mencionado em todos os quatro evangelhos, mas apenas brevemente.

Existem algumas lições que podemos aprender com este homem - desafios que enfrentou e traços que podemos imitar.

1. Os desafios para José de Arimatéia

A. Ele era um homem rico (Mateus 27:57) - difícil para um rico entrar no reino (Mateus 19:23-24); muitos nobres não obedecem ao evangelho (1 Coríntios 1:26); muitas vezes são hostis aos cristãos (Tiago 2:6); as riquezas nos tentam a confiar mais na riqueza do que em Deus (1 Timóteo 6:17, Apocalipse 3:17)
B. Ele era um membro proeminente do Concílio (Marcos 15:43) - o Concílio como um todo era oposto a Jesus (João 11:47-53); os poucos que creram tinham medo de confessá-Lo (João 12:42-43); eles se preocupavam em perder sua posição (João 11:48); seguir a Cristo significava desistir da posição
C. Sua fé o colocou em perigo (João 19:38) - a razão pela qual ele estava com medo era a ameaça de ser expulso da sinagoga (João 9:22; 12:42); isso o excluiria de qualquer contato espiritual, social e até mesmo de negócios dentro da comunidade; além disso, se eles mataram Jesus, eles poderiam fazer isso a outros (João 11:53; 12: 10-11; Atos 7:54-60)

2. Os traços que podemos imitar em José de Arimatéia

A. Ele era um discípulo de Jesus (Mateus 27:57) - fácil de se concentrar no fato de que ele era um discípulo secreto (João 19:38); mas o fato é que ele era um discípulo desde o princípio; um discípulo é um aprendiz, o qual requer que se continue nas palavras de Jesus (João 8:31)
B. Ele era um homem bom e justo (Lucas 23:50) - ele vivia de acordo com a lei que Deus havia dado; devemos fazer o bem e praticar a justiça (2 Coríntios 5:10; 1 João 3:7); isso é definido na palavra de Deus (2 Timóteo 3:16-17)
C. Ele estava esperando o reino (Marcos 15:43) - outros estavam também (João 6:15, Lucas 17:20, 23:42, Atos 1:6); muitos entendiam mal a natureza do reino de Cristo (João 18:36); possivelmente José de Arimatéia também; podemos ser parte do reino agora (Mateus 16:18-19, Colossenses 1:13); devemos apreciar esse fato.
D. Ele não consentiu com o plano do Concílio (Lucas 23:51) - ele não seguiu a multidão para fazer o mal (Êxodo 23:2); não devemos ir junto com o mal ao nosso redor (Efésios 5:11)
E. Ele foi capaz de reunir sua coragem (Marcos 15:43) - ele era um discípulo secreto e com medo dos judeus; no entanto, neste momento, ele construiu a coragem necessária para ir e pedir o corpo de Jesus; pode haver momentos em que temos medo de falar do Senhor (Mateus 26:69-75), mas podemos construir nossa coragem avançando (Atos 4:19-21, 5:27-29, 40- 42)
F. Ele deu seu tempo, esforço e posses para o Senhor (Mateus 27:59-60) - preparou o corpo de Jesus e usou seu túmulo; precisamos dar nosso tempo ao Senhor (Efésios 5:16, 2 Timóteo 2:15, Hebreus 10:25); precisamos trabalhar para o Senhor (Colossenses 1:10); precisamos usar nossas posses para o Senhor (1 Coríntios 16:2; 1 Timóteo 6:18)

3. O que aconteceu depois da ressurreição de Jesus?

A. As Escrituras não nos contam mais sobre José de Arimatéia depois do sepultamento de Jesus - embora existam lendas e histórias sem inspiração sobre ele.
B. Poderia ele ter sido um dos 3.000 que obedeceram o evangelho no dia de Pentecostes? – Talvez.
C. Poderia ele ter obedecido mais tarde depois de superar seu medo dos judeus? – Possivelmente.
D. Poderia ele ter abandonado sua fé através da pressão de seus companheiros? - Possivelmente.
E. Podemos especular sobre seu futuro, mas simplesmente não sabemos o que aconteceu com ele depois do sepultamento de Jesus - em vez disso, precisamos aprender as lições que encontramos nas Escrituras e aplicá-las à nossa vida.

Conclusão

A. Em vez de se perguntar se José de Arimatéia continuou obedecendo ao evangelho e servindo ao Senhor no reino, precisamos olhar para nós mesmos.
B. Você obedece ao evangelho? - se não, por que não?
C. Se você já se converteu ao Senhor, você está servindo fielmente ao Senhor em Seu reino? - se não, por que não?

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Axact

Esboço de Sermão

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Postar um comentário:

0 comments:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!