Quando João concluiu seu evangelho, ele indicou que havia "muitas outras coisas" que Jesus fez e que não foram registradas. Há algumas lições que podemos aprender com isso.
Muitas Outras Coisas...
Texto: João 21:25

Introdução: Quando João concluiu seu evangelho, ele indicou que havia "muitas outras coisas" que Jesus fez e que não foram registradas. Há algumas lições que podemos aprender com isso.

1. A Bíblia é concisa

A. Isto é por design - não é possível incluir tudo; em última instância, seria contraproducente; muito estudo é "cansativo para o corpo" (Eclesiastes 12:12); contudo, devemos "temer a Deus e guardar os Seus mandamentos" (Eclesiastes 12:13) e isso não é "pesado" (1 João 5:3)
B. Imagine como seria se fosse de outra forma - se a Bíblia não fosse concisa, seríamos como os falsos mestres que Paulo advertiu o jovem Timóteo (2 Timóteo 3:7), os atenienses (Atos 17:21) e a percepção de Festo de Paulo Atos 26:24); tudo o que poderíamos fazer seria aprender
C. Aprender é certamente importante (Provérbios 1:5) - mas devemos fazer mais do que apenas aprender; devemos agir (Tiago 1:22)

2. A Bíblia é compreensível

A. Por que a Bíblia contém o que ela contém? – para produzir crença (João 20:30-31); para que algo seja acreditado, deve primeiro ser compreendido
B. Deus revelou Sua Palavra de uma maneira que podemos compreendê-la (Efésios 3:4) - somos ordenados a compreendê-la (Efésios 5:17); algumas passagens são mais difíceis (2 Pedro 3:16), mas todas podem ser compreendidas quando as estudamos
C. O estudo bíblico não é reservado somente para as elites (1 Coríntios 1:26-27), é para todos (Marcos 12:37) - Jesus advertiu sobre aqueles que eram altamente instruídos (Marcos 12:38); não que a instrução é errada ou sem importância, mas pode produzir arrogância (1 Coríntios 8:1); a arrogância nos impede de aceitar a palavra de Deus (Tiago 1:21)

3. A Bíblia tem tudo o que precisamos

A. Novamente, por que a Bíblia contém o que ele contém? – para produzir fé (João 20: 30-31); os ensinamentos contidos nela são suficientes para fazer isso
B. Deus nos deu tudo o que precisamos através do conhecimento de Cristo (2 Pedro 1:3) - se precisássemos de mais alguma coisa, Deus poderia tê-la incluído; mas Ele não o fez.
C. E se a Bíblia não responder alguma pergunta particular que temos? - não é necessário para alcançar nosso objetivo de obter "a vida em Seu nome" (João 20:31); não é necessário para cumprir nosso propósito de "temer a Deus e guardar Seus mandamentos" (Eclesiastes 12:13); Deus não nos respondeu tudo sobre o que nos perguntamos (Deuteronômio 29:29); Ele nos disse o que precisamos.

Conclusão

A. A Bíblia é concisa, compreensível e completa
B. Por isso, podemos estudar e aprender a vontade de Deus para que possamos fazer o que Ele gostaria que fizéssemos
C. Devemos nos aproximar da Palavra de Deus com um coração aberto e honesto, buscando conformar nossas vidas à Sua vontade.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Axact

Esboço de Sermão

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Postar um comentário:

0 comments:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!